top of page
Festival da Química 2020

Festival da Química 2018

    A atividade foi estruturada no X EPQuiSP (Encontro dos Grupos PET Química do Estado de São Paulo), realizado no dia 14 de abril de 2018 na cidade de Sertãozinho, e consistia em levar às praças de 6 cidades (Araraquara, São Carlos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente e em Sertãozinho) experimentos relacionados a Química e ao cotidiano das pessoas.

    A atividade ocorreu no dia 16 de junho de 2018 (sábado), das 08 às 13 horas, simultaneamente nas praças das cidades já citadas. Nelas foram montadas tendas com os experimentos escolhidos no EPQuiSP. Os petianos efetuaram os experimentos, explicaram para a comunidade e ainda responderam eventuais dúvidas e curiosidades que apareciam relacionados a química. Vale ressaltar que todos os petianos demonstraram todos os experimentos presentes, por meio de um rodízio. Em todos os anos ocorre um intercâmbio de petianos entre as cidades, de forma que dois integrantes de cada grupo vão para uma cidade diferente. Nas tendas montadas em cada local foram realizados os seguintes experimentos:

    • Fazendo moedas de ouro;

    • Duas velas;

    • Revelando impressões digitais;

    • Folha que não queima;

    • Indicador natural;

    • O gás que respiramos.

 

    Os promotores da atividade foram PET Química UNESP – Araraquara, PET Química USP – Ribeirão Preto, PET Química USP – São Carlos, PET Química e Física UNESP – Presidente Prudente e PET Química Ambiental UNESP – São José do Rio Preto, PET Química IFSP – Sertãozinho. Os parceiros ou colaboradores foram as I.E.S. (Instituição de Ensino Superior) e as Prefeituras Municipais das cidades em que foram desenvolvidas a atividades.

     A atividade contribuiu para um maior conhecimento da Química pela comunidade, a qual se mostrou bastante interessada com a atividade, principalmente as crianças, questionando e tirando suas dúvidas; para uma maior integração entre os Grupos PET Química do Estado de São Paulo, possibilitando assim uma troca de experiência e aprendizado entre os mesmos; para melhorar a formação dos integrantes do grupo, uma vez que propiciou um contato direto com a comunidade, além do desafio de fornecer explicação de conceitos envolvendo a química para um público diferente daquele encontrado na comunidade acadêmica.

bottom of page