O QUE É O PET?
O PET, Programa de Educação Tutorial, atua nos três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Direcionado a alunos regulamente matriculados em cursos de graduação, o Programa é mantido atualmente pela SESu (Secretaria de Ensino Superior) e conta com a participação de professores-tutores, 12 bolsistas e ilimitados colaboradores. Hoje em dia, o Conexão de Saberes também é incluso na categoria de grupo tutorial, sua diferença dos grupo PET é que este é composto por alunos de diversos cursos, não apenas um ou dois cursos, como na maioria dos grupos PET.
A concepção do PET se baseia em grupos tutoriais de aprendizagem, em que os alunos estão sob a orientação de um professor tutor e os alunos mais novos contam ainda com o auxílio dos veteranos, buscando proporcionar aos integrantes condições para a realização de atividades extra-curriculares que incrementem a sua formação acadêmica.
Atualmente existem 842 grupos PET em 121 Instituições de Ensino Superior (IES). A UNESP é a IES que mais possui grupos PET em todo BRASIL, possuindo ao todo 45 grupos PET. Além disso, existem grupos em todos os campi da UNESP. Só a cidade de Araraquara conta com 7 grupos PET, um para cada curso: Administração Pública, Ciências Sociais, Economia, Farmácia, Letras, Química e Odontologia. Com a implantação do curso de Engenharia Química no Instituto de Química, o grupo PET Química passou a contar com a participação dos alunos desse novo curso também.
O grupo PET Química surgiu em setembro de 1996 sob a tutoria do Prof. Dr. Luiz Antonio Andrade de Oliveira. Posteriormente, outros tutores, o Prof. Dr. Miguel Ruiz, a Profa. Dra. Marcia Nasser Lopes, o Prof. Dr. José Roberto Ernandes e a Profa. Dra. Denise Bevilaqua foram responsáveis por guiar o grupo desde seu surgimento. Atualmente, o tutor é o Prof. Dr. Amadeu Moura Bego do departamento de Química Analítica, Físico-Química e Inorgânica e o grupo conta com a participação de 14 integrantes.